27 outubro, 2011

Plantinhas na Casinha - Parte 2


Continuando de onde paramos na segunda, hoje vamos ver algumas plantas menores, de mesa e de pendurar indicadas pra decorar e alegrar nossas casinhas!

Mas primeiro, não podemos nos esquecer do preparo dos vasos (de diversos tamanhos) e da terra. O maior segredo de plantas saudáveis é uma terra bem fértil, adubada, pedrinhas para fazer a irrigação dos vasos e pedriscos para enfeitar. É importante passar uma tinta impermeabilizante na parte de dentro dos vasos, independente do material que eles são feitos. Isso impede que a umidade passe para o lado externo do vaso.

Coloque a terra, mas não até a borda (deixe uma margem de dois centímetros). Pinte esses dois centímetros da parte superior do vaso com tinta látex fosca da cor que desejar. Depois do vaso pronto, para drenar a água, é importante colocar algum tipo de pedra (como argila expandida) para facilitar a saída de água do vaso. Se a água não sai do vaso, a raiz apodrece. Para dar um toque especial nos vasos grandes, ponha pedras brancas sobre a terra.

Agora, aqui embaixo vocês verão uma tabela que indica alguns tipos de plantas que precisam de muita luz e outros que precisam de menos/suportam menos, já que a saúde delas dependerá do tipo de iluminação que receberão em nossas casas/apartamentos. Quem tem varanda  provavelmente poderá contar com mais opções na hora de fazer as sua escolha. Compre sempre plantas saudáveis, floridas, sem bichinhos, com muitos botões. É importante também observar o tipo de clima a que cada planta se adequa e, se tiver filhos pequenos em casa, tomar cuidado para não adquirir nenhuma planta tóxica.




Tenho certeza de que já devem conhecer muitas das plantas que mencionei neste quadro, mesmo que não as conhecam pelo nome. Entre as de pendurar, encontramos a Petúnia, a Columéia-peixinho e a Avenca.
Columéia-peixinho

Petúnia

Avenca



Para a estante, aparador, mesa, a não ser que seja a da varanda, devemos considerar as plantas que pedem menos claridade, já que provavelmente não terão muita mesmo dentro de casa. Entre elas, cito a orquídea (cujas flores duram por bastante tempo), o ciclame (cuja folhagem também é linda), e o antúrio (com suas flores e cores marcantes).

Orquidea

Ciclame

Anturio

Entre as opções mais econômicas estão as charmosas Violetas e os Crisântemos.


 
Violeta

Crisantemo

Mais algumas Dicas:
  • Não existe uma regra sobre quantas vezes por semana as regas devem ser feitas. Cada local tem sua própria evaporação da água. O melhor é a sensibilidade. Coloque o dedo na terra e regue apenas se estiver seca.
  • Defina locais para as plantas de chão que não atrapalhem a passagem e onde elas não fiquem sobre as pessoas sentadas.
  • Escolha a Jibóia e o Filodendro para ambientes com ar-condicionado. Eles possuem uma resistência maior, necessitam de pouca água e pouca manutenção.
  • Em caso de viagens curtas, deixe as janelas fechadas para dar um efeito estufa.
  • Se você gosta de usar temperos frescos na sua comida, por que não aproveita o desejo de ter plantinhas em casa e o espaço disponível para fazer uma hortinha?
Fonte: As mesmas da Parte 1
É isso, gente! Espero que tenham gostado das dicas!
Beijos,
Esther

2 comentários:

  1. Que legal Esther empolguei vou por plantinhas na minha varanda ,aiaiai me da ate um friozinho na barriga, tenho medo de nao dar conta, vou seguir as dicas! Beijos

    ResponderExcluir