24 outubro, 2011

Plantinhas na Casinha - Parte 1

Queridas(os) leitoras(es),
Atendendo a pedidos, hoje vamos falar sobre plantas em interiores. Esse assunto é razoavelmente extenso, portanto provavelmente teremos que abordá-lo em mais de um post.
É importante destacar que não sou floricultora, muito menos especialista no assunto, apenas uma apreciadora das plantas. Tudo o que escrevo aqui é fruto de pesquisas e alguma (pouca) experiência própria. O ideal é mesmo consultar o floricultor e tirar todas as suas dúvidas quanto aos cuidados específicos para cada espécie na hora de comprar as suas plantas. Isso dito, vamos começar!

Tenho certeza de que todos concordam que plantas trazem bem-estar e sofisticação a nossos ambientes internos. As pequenas dão cor e vida a mesas, estantes e janelas, enquanto as maiores suavizam e complementam a mobília. Como parte da decoração de interiores, as plantas ajudam a criar uma sensação de arejamento, frescor e espaço.

Porém, há uma série de questões que devem ser consideradas na hora de comprar e trazer uma planta pra dentro de casa/apartamento. Entre elas a iluminação e o espaço que a sua plantinha terá para crescer. O ideal é sempre escolher um lugar com boa claridade e longe de aparelhos de ar-condicionado (o uso de ar-condicionado deixa o ambiente mais seco, o que não é bom para plantas). A largura, altura e tamanho das raízes também devem ser observados para que a espécie caiba dentro do vaso e não se sinta sufocada. Para as plantas grandes, é necessário ter vasos com boa drenagem, feita coma argila expandida no fundo e manta de bidim sobre a argila. Outro cuidado é irrigar periodicamente com pouca água, já que elas não recebem sol direto e estão abrigadas do vento.
A luminosidade é o fator mais crítico na escolha de uma planta. Só quando a planta tiver a luminosidade ideal para ela, dará o melhor de si. O mesmo ambiente possui diferentes luminosidades, de acordo com a distância às janelas. Se você tiver uma varandinha, melhor. Plantas com necessidade alta de luz geralmente preferem um pouco de luz direta no decorrer do dia. Plantas de necessidade baixa, geralmente preferem a luz difusa, mais distante das janelas.
Descobri hoje que as plantas de folhagem mais escura suportam bem a falta de sol e, por isso, devemos até evitar a luz direta nelas. Boa opção para ambientes com menos claridade! As plantas para sombra ou meia-sombra transitam bem por toda a casa e podem alegrar nossas salas e varandas.
Aqui estão algumas das plantas de chão mais indicadas para interiores:

Palmeira Chamaedorea
Pata de Elefante
Ráfis
Zamioculca
Licuala
Pleomele

Pacová
Filodendro
Comigo-ninguém-pode
Dracena Marginata "Tricolor"














Também queria mostrar as lindas Árvore da Felicidade, Ficus e Lírio-da-paz, mas não consegui fazer o upload correto das imagens...

Bem, por hoje é só! Espero que as informações tenham contribuído e ajudado a tirar algumas dúvidas. Na parte 2 falo sobre as plantas pequenas/de mesa (folhagens e flores).

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário