Jardinagem


SEGUNDA-FEIRA, 24 DE OUTUBRO DE 2011

Plantinhas na Casinha - Parte 1

Queridas(os) leitoras(es),
Atendendo a pedidos, hoje vamos falar sobre plantas em interiores. Esse assunto é razoavelmente extenso, portanto provavelmente teremos que abordá-lo em mais de um post.
É importante destacar que não sou floricultora, muito menos especialista no assunto, apenas uma apreciadora das plantas. Tudo o que escrevo aqui é fruto de pesquisas e alguma (pouca) experiência própria. O ideal é mesmo consultar o floricultor e tirar todas as suas dúvidas quanto aos cuidados específicos para cada espécie na hora de comprar as suas plantas. Isso dito, vamos começar!

Tenho certeza de que todos concordam que plantas trazem bem-estar e sofisticação a nossos ambientes internos. As pequenas dão cor e vida a mesas, estantes e janelas, enquanto as maiores suavizam e complementam a mobília. Como parte da decoração de interiores, as plantas ajudam a criar uma sensação de arejamento, frescor e espaço.

Porém, há uma série de questões que devem ser consideradas na hora de comprar e trazer uma planta pra dentro de casa/apartamento. Entre elas a iluminação e o espaço que a sua plantinha terá para crescer. O ideal é sempre escolher um lugar com boa claridade e longe de aparelhos de ar-condicionado (o uso de ar-condicionado deixa o ambiente mais seco, o que não é bom para plantas). A largura, altura e tamanho das raízes também devem ser observados para que a espécie caiba dentro do vaso e não se sinta sufocada. Para as plantas grandes, é necessário ter vasos com boa drenagem, feita coma argila expandida no fundo e manta de bidim sobre a argila. Outro cuidado é irrigar periodicamente com pouca água, já que elas não recebem sol direto e estão abrigadas do vento.
A luminosidade é o fator mais crítico na escolha de uma planta. Só quando a planta tiver a luminosidade ideal para ela, dará o melhor de si. O mesmo ambiente possui diferentes luminosidades, de acordo com a distância às janelas. Se você tiver uma varandinha, melhor. Plantas com necessidade alta de luz geralmente preferem um pouco de luz direta no decorrer do dia. Plantas de necessidade baixa, geralmente preferem a luz difusa, mais distante das janelas.
Descobri hoje que as plantas de folhagem mais escura suportam bem a falta de sol e, por isso, devemos até evitar a luz direta nelas. Boa opção para ambientes com menos claridade! As plantas para sombra ou meia-sombra transitam bem por toda a casa e podem alegrar nossas salas e varandas.
Aqui estão algumas das plantas de chão mais indicadas para interiores:
Palmeira Chamaedorea
Pata de Elefante
Ráfis
Zamioculca
Licuala
Pleomele

Pacová
Filodendro
Comigo-ninguém-pode
Dracena Marginata "Tricolor"














Também queria mostrar as lindas Árvore da Felicidade, Ficus e Lírio-da-paz, mas não consegui fazer o upload correto das imagens... 

Bem, por hoje é só! Espero que as informações tenham contribuído e ajudado a tirar algumas dúvidas. Na parte 2 falo sobre as plantas pequenas/de mesa (folhagens e flores).

Beijos,

DOMINGO, 16 DE OUTUBRO DE 2011

*Jardim vertical*

Estou doida para  bolar um jardim na minha pequenina varanda,
os vasinhos na parede são um charme!


 Hortinha... Detalhe para as plaquinhas.



Beijos, Thi  =)


SEGUNDA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2011


Flores Amarelas

Gente, primeiro de tudo gostaria de pedir desculpas pelo abandono do blog: sorry! É que sexta foi aniversário da nossa querida Esther e ela viajou com seu maridón, eu também viajei, enfim...
Retomando o blog, nada como lindos arranjos de flores para inspirar e alegrar esse início de semana.
Acho o máximo casa sempre enfeitada com flores naturais, dá vida a cada ambiente. Confesso que sou um pouco discplicente com isso, primeiro que não tenho muito tempo/"saco" para ir toda semana a floricultura e segundo porque realmente "pesa"no bolso. Prometo melhorar!

O que são essas rosas amarelas???



Muito legal a mistura das tonalidades e dos diferentes tamanhos de vasos...







Adorei a mistura das flores com os limões!



Gostaram???

Ps: Alguém conhece flores bonitas e que tenham uma durabilidade de +- 15 dias??? Tirando orquídea!

beijo, beijo

Luiza

SEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011


Como cuidar de sua Orquídea

Eu amo o mês de setembro! Não só porque é o mês do meu aniversário mas também porque é nesse mês que começa a primavera, minha estação favorita do ano! E já que é na primavera que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas, vou falar pra vocês um pouco da que mais gosto, que aliás é uma das flores que se destaca mesmo nessa época – a Orquídea! 

Muita gente quebra a cabeça tentando cuidar bem das suas plantas e, na verdade, a orquídea realmente não tem muito mistério. Elas são muito mais rústicas e fáceis de cultivar do que parecem. Aqui estão os principais pontos a serem observados no cuidado com elas:

  • O modo mais fácil de matar uma orquídea é molhando-a demais. Suas raízes ficam sem oxigênio e morrem, e os fungos se proliferam de forma descontrolada. As regas devem ser feitas de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do clima na época. Eu rego as minhas com 200ml de água 1 vez por semana, e às vezes até quinzenalmente (porque já afoguei uma... muito triste!).  Regue preferencialmente de manhã ou no início da tarde.
  • O exagero de adubo é pior do que a falta. A orquídea precisa de nutrientes para crescer, então prefira os orgânicos ou as misturas, pois são mais seguros e eficientes. Podemos adubar colocando um pouco de adubo em um canto do vaso, na quantidade recomendada. Não coloque o adubo próximo ao bulbo, pois ele pode "queimá-lo". Esse adubo irá dissolver-se aos poucos, liberando nutrientes a cada irrigação. Os melhores são a torta de mamona e a farinha de osso. Essas adubações podem ter intervalos de 3 meses ou mais.
  • Poucas são as doenças que podem atacar as orquídeas, mas caso ataquem, pouco pode ser feito. Os pulgões podem ser facilmente eliminados borrifando-se uma mistura de água e detergente, ou mesmo inseticidas domésticos à base de água, como o "SBP". Já as cochonilhas devem ser removidas manualmente, sob a torneira, raspando-se as folhas com uma escova macia (pode ser uma escova dental).


Bem Simples

Minha primeira dica para o blog é algo do mais genérico possível, mas não por isso menos precisoso.
No início do ano comecei a assistir a propaganda sobre ele e, para minha alegria, pouco tempo depois, conheci o Canal Bem Simples, ligado a FOX.
Lá tem tudo que a gente gosta: artesanato, jardinagem, dicas úteis para o dia-a-dia e… culinária!
Os programas que eu mais gosto são “Homens Gourmet”, “Lar express”, “Brasil no prato”e  “Cozinha Caseira”.
Se você, como eu, ama a sua casa e não mede esforços para deixá-la mais …interessante, vai adorar!


Ah! É um canal pago, diponível apenas para quem tem NET ( canal 138 ), Via Embratel (canal 34) ou Telefônica ( canal 549). Se você não tem nenhuma dessas empresas, entra no site: www.bemsimples.com/br.
Beijo, beijo
Luiza