31 janeiro, 2012

Entrevista: Manu

A Manu, entrevistada de hoje, é uma fofa, linda, feminina...e  cada dia que passa me identifico mais com suas aventuras de montar sua casa. Foi por isso que eu a convidei, sabendo que iríamos aprender, e rir, muito com ela! Digam-me se não acertei?




Nome: Manuela Vilela Vital
Idade: 25 anos


Trabalha? Com a notícia da gravidez optei por trabalhar de casa, com projetos freelancer relacionados a assessoria de imprensa.

Filhos? Ainda não

Conte um pouco como você descobriu a gravidez, foi planejada? A gravidez não foi NADA planejada. Meu marido tinha um suposto problema de fertilidade. Há alguns anos ele fez exames que constataram apenas 40% de chances de ter filhos. Por isso ficamos super despreocupados com a possibilidade de ter filho agora.

Como está sendo a gravidez? Ficou enjoada, teve desejos, rs? Eu não tive desejo e nem enjôos. No início senti muita cólica. A gravidez está sendo muito tranquila, o Miguel é bem quietinho e só começou a mexer agora no sexto mês de gestação. 

Alguma dica para quem está pensando em engravidar?? Eu acho que ter um bebê é uma bênção mas exige muita responsabilidade. Acho que o casal deve estar muito unido nessa decisão porque depois não dá pra se arrepender né?!! rs. Com relação a estética eu acho imprescindível usar cremes anti-estrias. É bem verdade que a genética é a grande responsável por ter ou não ter estrias durante a gravidez mas eu acho melhor prevenir. Tenho usado um creme muito bom chamado Mustela. 




Já fez o enxoval? Aonde? A notícia da gravidez veio praticamente no mesmo momento da nossa mudança de apartamento e por isso tive que dividir as atenções e os gastos entre esses dois "desafios". Encomendei algumas roupinhas com uma amiga que mora em NY, ela me enviou agora no Natal. Outras coisas comprei num brechó Infantil no Citta America chamado Confete Carioca. Eles vendem produtos novos e usados. As roupinhas são todas novas e com etiqueta num preço muitoooo bom!



E como foi montar a casa de vocês (casal)? Vocês precisaram se mudar com a chegada do bebê? Nós já estávamos nos preparando pra mudança de apartamento quando recebemos a notícia da gravidez. Na verdade estávamos só a espera que a incorporadora nos entregasse a chave. Na última viagem que fiz aos Estados Unidos aproveitei pra comprar várias coisas de casa como: jogos de cama, colchas, jogo de talheres, facas, taças e copos de cristal, triturador de alimentos, panos de prato, guardanapos de pano, tapetes, etc...  ( Céus! Taças e copos de crital??? Me explica a mágica!!! rs...)

Qual é o cantinho dela que você mais gosta? O meu xodó é a cozinha porque é estilo cozinha americana. Eu cuido pra que esteja sempre limpa, organizada e cheirosa. É horrível entrar numa casa e se deparar com uma cozinha suja né!!!!!




 "Porque duas pessoas se apaixonaram", amei!



Você já tinha alguma experiência com casa? Já tinha experiência com casa sim mas na época eu trabalhava e tinha uma empregada todos os dias por isso não me preocupava com nada da casa... na verdade a casa tinha mais o jeito da empregada do que o meu, rs. Agora eu optei por uma diarista 1 vez por semana mas já estou quase dispensando. Eu sempre preparo uma listinha com os afazeres do dia mas nunca fica do jeito que eu gosto, ela sempre vai embora deixando a desejar...

O que você mais gosta de fazer dentro das "tarefas do lar" e o que você mais odeia? Eu amo cozinhar - cozinho quase todos os dias. Odeio varrer, semana passada comprei um aspirador de pó que foi a salvação!

Tem alguma rotina diária? Ainda não. Hoje completa 1 mês que estou na casa nova e quase todo dia tem alguma entrega ou instalação de serviços. Agora por exemplo, enquanto eu respondo as perguntas, estão instalando os espelhos dos banheiros. Por isso ainda não sigo uma rotina de arrumação.

Algum segredo de beleza? Eu prefiro a beleza natural, não sou neurótica com aparência. Tento cuidar bem do meu cabelo com bons shampoos e condicionadores. Tenho tendência a olheiras, agora estou usando um corretivo MAC NC35


Qualidade: Eu sou mto amiga (é o que minhas amigas dizem! ahaha)
Defeito: Eu sou muito emocional nas minhas atitudes e decisões, seria bom tentar agir mais pela razão. Também sou muito teimosa. 

Em relação a casa sou neurótica com... Papel Higiênico!!!!!!! Não aguento papel higiênico ruim, sou assim desde criancinha! Eu sempre decidi a marca do papel higiênico da casa dos meus pais! Ahahaha

Desejo de decoração ainda não realizado: Xiii, muita coisa. Ainda não consegui arrumar o quarto do bebê. Preciso comprar o papel de parede, o armário e a cômoda. Tenho 3 meses pra isso.

Por fim, se pudesse dar um conselho para quem está começando sua vida longe dos pais/ casada, qual seria? Sair da casa dos pais é sempre difícil seja pelo apego emocional ou pelas dificuldades naturais que o início de uma vida a dois exige (até mesmo financeiramente). Eu acho que se há amor e companheirismo entre o casal é bem mais fácil. Também é bom se ocupar com atividades que nos dão prazer, essa é uma boa dica pra não sofrer com a saudade da casa dos pais. ehehehe

Muito obrigada pela oportunidade, eu amei responder!





Manu, muito obrigada por compartilhar um pouquinho da sua vida com a gente! Já peguei várias dicas ( o que foi essa da lojinha do Cittá????)... Tudo de bom pra você, seu marido e para o Miguel que tá chegando! 


É isso, meninas.


Beijo, Beijo


Luiza

30 janeiro, 2012

Decoração chá de bebê da Sophia

Muita gente tem pedido para nós fazermos posts sobre maternidade, principalmente chá de bebê. Como nenhuma de nós está grávida, isso se torna um desafio a mais... Pensando em como resolver esse problema, rs,  começei a pensar nas minhas amigas mamães e então pedir ajuda para elas. Foi então que imediatamente veio à minha mente a Lu, uma das mães mais dedicadas que conheço, cuidadosa com os mínimos detalhes...
Ela é casada com um americano, então seu chá foi preparado lá nos Estados Unidos pelas suas amigas, como é de costume no país.


Uma mesa de apoio linda e simples. Jarros de vidro com  balas e chocolates nas cores da festa com saquinhos onde podiam ser guardados e levados como lembrança.



A mesa principal cheia de delícias com o detalhe dos cupcakes. Dá pra ver que foi tudo feito em casa, mas com todo um charme especial. Acho que isso torna o chá mais íntimo e descontraído, como deve ser.



Achei muito legal essa idéia de colocar roupinhas do bebê penduradas como parte da decoração! O rostinho da Lu de encantada tá muito boa!



O tradicional "bolo de fraldas" também não faltou. Eles já podem estar montados ou fazerem parte da brincadeira ao pedir para serem montados por convidados.


Aqui uma das poucas brincadeiras que aconteceram. A Lu me explicou que lá é costume abrir todos os presentes recebidos na festa ( o que acho muito educado, também) e que não daria tempo se fizessem muitas brincadeiras.
No caso, o quadrinho pedia para que os convidados tentassem adivinhar qual seria a data do nascimento da Sophia, bem como  a hora, peso e altura do bebê! Quem acertasse receberia em casa um presentinho...
Acho muito legal aquelas brincadeiras que fazem com os pais e uma boneca, pedindo para que eles simulem um banho, uma troca de fraldas, ninando para fazer dormir... Além de ser garantido boas risadas, é uma oportunidade para alguém experiente dar dicas para enfrentar situações como essa. Fica como sugestão!

É isso, se quiserem saber de mais alguma coisa, por favor, não deixem de pedir!

beijo, beijo

Luiza


27 janeiro, 2012

Sapatos organizados


Sapatos espalhados pela casa ou jogados dentro do armário, não dá, neh?
Na hora de sair é estresse na certa.
Mesmo que você não tenha um closet espaçoso, é possível ter sapatos organizados. 
Veja algumas maneiras:






Sapateira na lateral da cama, basta levantar o colchão para prender. 
















sapatos nos saquinhos e/ou nas caixinhas.                                                                                 









Olha que interessante! Gaveteiro nos degraus.





















Baú no pé da cama. Na foto é possível ver uma divisão planejada. Na falta, você pode optar pelos saquinhos.
















Mala sapateira, perfeito! Cabe em qualquer lugar.













Sapateira espelhada. No momento meu sonho de consumo. Amei!











By Thiene.

Inspiração para o fim de semana

Seja para receber amigos, familiares ou até para você mesmo(a), arrumar a mesa é uma das melhores brincadeiras de casinha. E, fala sério, transforma até um arroz com feijão sem graça em um delicioso banquete!







 Excelente idéia para servir um bolinho à tarde...




Um luxo só!

To louca com esse lacinho... feito com fita de veludo.


Pequenos detalhes que fazem toda a diferença!

Tenho uma pasta no meu computador onde salvo várias idéias de mesa. Assim, quando estou com vontade de caprichar e só escolher a foto-guia. Sugiro que você faça isso também! Até mesmo na hora de comprar um artigo de decoração, as fotos vem à mente e fica tudo muito mais fácil.

As fotos foram tiradas de diversos blogs ( da Mariah, da Thassia, AsKmi, Bettys... e também em pesquisas no Google).

Beijo, Beijo

Luiza

25 janeiro, 2012

Para nenhum iniciante na cozinha colocar defeito...

Mais uma matéria que li e fiquei com vontade de repartir..."25 dicas para um iniciante na cozinha", do portal IG.



Ingredientes

1. O que entra primeiro no refogado, o alho ou a cebola? 
A cebola, porque o alho queima primeiro.

2. Como faz para comer alho e não ficar lembrando dele no dia seguinte? 
Fácil. Tem de partir e tirar aquele miolinho. Também não pode fritar demais.

3. Dá para cortar cebola sem chorar? 
Depende da idade da cebola. Quanto mais nova, mais água ela tem e mais lágrimas produz. 
( A pergunta que fica é: como se faz para saber a idade da cebola????)
4. Qual o melhor jeito de esquentar arroz? 
No forno de microondas com um pouquinho de água para não ressecar. 

5. Como faz para limpar cogumelos? Pode lavar? 
Nunca. Ele absorve muita água, perde a textura, fica encharcado. No máximo utilize uma esponja úmida, uma escova de cerdas macias ou papel toalha. 

6. É certo botar um fio de óleo na água de cozimento do macarrão? 
Não. O óleo penetra na massa e, além de ela ficar pesada, dificulta a absorção do molho. Para não grudar, o importante cozinhá-la em bastante água e sal (são 100 gramas de massa para cada litro de água). 

7. Tem mesmo que lavar o macarrão depois de escorrer?
Só se ele não for servido na hora, para interromper o cozimento. Caso contrário, deve ir direto do escorredor para o molho. 

8. Como saber se o óleo de fritura está quente?
O bom e velho truque das avós de jogar o fósforo dentro da gordura e esperar que ele acenda é infalível. Outra dica é encostar a colher de pau no óleo. Se ele soltar bolhinhas, está bom.

9. O feijão deve ser temperado antes ou depois de cozido? 
Tanto faz. Isso é questão de gosto.
10. Pode botar sal na carne antes de ela ir ao fogo? 
Jamais! O sal desidrata a carne e só deve ser colocado segundos antes de ela ir para a panela. Quanto mais tempo antes de cozinhar eles ficarem em contato, maiores as chances de a textura da carne se descaracterizar e ela perder a umidade. No caso de carnes grelhadas, melhor ainda selar antes de temperar. Assim, ela cria uma capa de proteção e fica muito mais suculenta.
11. Como saber se o fermento está bom?
É só botar uma colher de café em um copo de água. Se espumar, está bom.

12. Como deixar a clara do ovo frito cozida e a gema molinha? 
Quando isso acontece, é porque o fogo está muito alto. A chama média é suficiente pra coagular a clara inteira sem queimar. 

13. Como evitar que a batata crua e cortada escureça? 
Basta deixá-la imersa em água fria, depois de descascada. 

14. Como faz para servir maçã crua sem ela ficar escura? 
É só botar de molho em água com limão.

15. É verdade que depois de descongelar o alimento ele não pode ser congelado de novo? 
Sim. O congelamento é um processo agressivo para o alimento. Transforma as fibras, diminui o volume, altera o sabor. Fazer o ingrediente passar por isso mais de uma vez, além de desastroso para o paladar, pode ser perigoso para a saúde.

Forno



16. É verdade que só pode abrir o forno com bolo depois de 30 minutos? 
Depende da massa, mas, em geral, sim. Essa primeira meia hora é o tempo que o bolo precisa para se estruturar e ficar firme. Assim, a não ser que o dia esteja quente e sem vento, uma corrente de ar frio certamente irá derrubá-lo. 

17. Como faz para deixar o suspiro crocante?
Basta deixar a porta do forno entreaberta, com uma colher de pau, e o forno bem baixinho. O suspiro não pode assar e sim secar.

18. Como precisar a temperatura do forno se não estiver especificado no botão de controle? Se o manual do fogão já estiver no lixo, o jeito é checar as temperaturas mínima e máxima e regular a olho.
 
 
Utensílios

19. Que tipo de alimento deve entrar primeiro no copo do liquidificador? 
A resposta está embutida no nome do eletrodoméstico: primeiro os líquidos. Alimentos sólidos forçam muito o motor.

20. Qual o limite de água na panela de pressão? 
Até, no máximo, a metade da panela.

21. Depois de a panela de pressão apitar, em quantos minutos o feijão estará cozido? 
Isso também varia de acordo com a idade do grão e a receita. Mas deve-se contar, no mínimo, 15 minutos depois que a panela apitar. 

22. Pode abrir a lata de leite moça cozido na panela de pressão ainda quente? 
Nem pensar! O interior da lata ainda está sob pressão, a queimadura é certa.

Higiene


23. Como faz para tirar o cheiro de alho das mãos? 
Basta lavar a mão em água corrente, sem esfregar.


24. Qual a ordem certa de lavar a louça?
Copos e xícaras; pratos e pires; talheres; potes e travessas; e, por último, panelas. Assim,  os copos não ficam com cheiro de gordura e fica mais fácil organizar a louça no escorredor. 


25. Qual o melhor recipiente para guardar alimentos na geladeira?
Em recipientes plásticos ou de vidro, mas sempre com tampas. O importante é nunca guardar  alimentos abertos. Eles ficam ressecados e deixam cheiro na geladeira.

Para copiar e colar djá, não é mesmo? Rs.

beijo, beijo

Luiza

Ps: Meninas, pessoas próximas têm comentado comigo sobre a dificuldade de comentar aqui no blog. Prometo que resolveremos o problema o mais breve possível! Mesmo assim, não deixe de nos visitar! E qualquer coisa deixe sua mensagem na nossa fan page no facebook!

Dicas para receber os amigos em casa no verão

Proponha um encontro refrescante para os seus convidados!


Muitas cores e flores.

 
**Importante: talheres, pratos, copos, etc... Sempre expostos!
 Facilita para que seu convidado sinta-se à vontade.


Flores nas casquinhas de sorvete

Sirva petiscos leves.


Picolé na taça com espumante.

Salada de frutas na casquinha.

E aí, deu para refrescar? rs

Beijos, Thiene.

24 janeiro, 2012

Entrevista: Tássia

Gente, hoje a entrevista é com uma pessoa mais do que especial na minha vida... De longe, uma das minhas melhores amigas! Sem delongas, rs, a querida Tássia:


Nome: Tássia



Idade: 22 anos

Profissão: Desenhista industrial - Designer

Trabalha? Sim, trabalho na empresa Papel a La Carte Design

Filhos? Se não, tem algum plano?  Não, ainda quero curtir muitas coisas com o meu marido, então não temos previsão.

Conte um pouco sobre como foi seu casamento:  Eu amei organizar o meu casamento, não pude fazer tudo o que eu queria, mas fiz tudo com muito carinho e dedicação, principalmente os pequenos detalhes como porta guardanapos, as caixinhas para dar de lembrança, que foram feitas pela minha mãe, os lencinhos dados na cerimônia e etc...


 Vinha escrito: "Não segure a emoção..." + os nomes dos noivos e a data do casamento, foi um sucesso!




Olha a gente se divertindo!


Teria alguma coisa que você faria diferente? Sim, não gostei do lugar que eu fiz o meu convite, era um convite clássico que olhando de longe era até bonito, mas o acabamento estava péssimo, e eu fechei de primeira na pressa de resolver tudo logo, me arrependo de não ter ido a outros lugares. Outra coisa também foi que eu pedi para todos os padrinhos alugarem meio fraque, hoje já não acho isso tão importante, desde que você tenha intimidade suficiente para confiar que todos os seus padrinhos vão de terno preto e que ninguém vai aparecer com um terno cinza ou marrom!


Alguma coisa que você indica para quem está casando agora? Fazer um checklist de tudo que precisa ser feito, são muitos detalhes e essa lista ajuda a organizar as prioridades, sempre que eu resolvia um item da lista ia lá dar um OK, isso era revigorante! Outra coisa que indico é fazer os convites, lembrancinhas, RSVP e toda a papelaria do seu casamento na Papel a La Carte Design, aposto que você não vai ter o mesmo arrependimento que eu!


Gente, também indico o trabalho deles. Antes da Tássia pensar em trabalhar lá, fiz meu convite com a empresa e ficou tudo impercável! Serviço ótimo e excelente custo x benefício!


Qual presente de casamento que você mais usa/ gostou de ganhar? A minha cama rsrsrs, de fato é o que eu mais uso e também amei ganhar, principalmente porque tem o box baú aonde guardo toda a minha roupa de cama, economizei muito espaço nos armários.

Como foi montar a casa de vocês? Foi demorado porque eu não queria comprar uma mesa só pra ter uma mesa, eu tinha que amar a mesa, então preferi ficar sem até poder comprar as coisas do jeitinho que eu queria!

Qual é o cantinho dela que você mais gosta? Gosto muito da sala, porque fiz um projetinho para o rack que me agradou muito, papel de parede + espelho!



Você já tinha alguma experiência com casa?  Minha mãe sempre me ensinou a fazer tudo, então sempre tive uma boa noção de como deixar uma casa em ordem!

O que você mais gosta de fazer dentro das "tarefas do lar" e o que você mais odeia?
Gosto de fazer faxina e não gosto de cozinhar.

Tem alguma rotina diária?
Atualmente trabalho, trabalho e durmo...

Algum segredo de beleza? Nunca fui muito boa nessas coisas rsrsrs, mas uma amiga querida (eu!) me indicou uma dermatologista ótima (Dra. Paula Chicralla, anotem aí) , então agora eu faço essas coisas que toda mulher vaidosa faz como: passar filtro solar todos os dias, usar uns creminhos no rosto e etc... achei que fez muita diferença!

Qualidade: Organizada

Defeito: hummm são tantos...

Em relação a casa sou neurótica com... LIMPEZA!

3 presentes DISpensáveis da lista de casamento? Passo...

1.    3 presentes INdispensáveis ''  ''   ''? Aspirador de pó, steamer (ferro a vapor) e  copos, quanto mais melhor, de todos os tipos e tamanhos...

Desejo de decoração ainda não realizado? Quadros para sala e decorar a varanda.

Por fim, se pudesse dar um conselho para quem está começando sua vida longe dos pais/ casada, qual seria? Faça a sua própria história, não siga as regras que você tinha na casa dos seus pais só porque você teve que seguir aquilo a vida inteira, faça junto com o seu marido as próprias regras da família de vocês e valorizem sempre as pequenas conquistas do dia a dia!

Friend! Muito obrigada por dedicar uma parte do seu preciosíssimo tempo para o blog! Adorei te entrevistar, rs...

Beijo, beijo

Luiza

23 janeiro, 2012

Quer pintar a parede? Vá em frente!

Lembram que no post "Novidades no meu lar", eu comentei sobre mais uma mudança, mas que esta merecia publicação exclusiva?
Então, pintei a parede do rack que eu tanto queria e sozinha. 
Claro que até eu ter coragem de pintar demorou um pouco. Estava insegura, sem saber por onde começar, morrendo de medo de fazer besteira. 
Imagino que muitos devem ter as mesmas dúvidas que tive, por esta razão, quero encorajá-los a meter a mão na massa...rs


Veja o vídeo, respire fundo e vai! Foi assim que consegui....rs



Como ela não menciona, você vai precisar de:



*Dica: caso você borre o teto ou a parede ao lado de tinta, imediatamente use pano limpo e úmido para remover a mancha.


Aqui está o resultado da minha arte:

Deu super certo, não tive problema algum.


Espero que tenham gostado.

Beijos, Thiene.