16 dezembro, 2011

Suco de Vitamina C


Essa semana vi no Jornal Hoje uma matéria muito boa sobre a importância da Vitamina C e como ela é fundamental para a prevenção de doenças, como anemia e resfriados, além de preservar a elasticidade e a resistência da pele e favorecer a absorção de cálcio e, consequentemente, o fortalecimento dos ossos. Para isso, ela deve ser consumida diariamente por todos nós, já que o nosso organismo não faz “estoque” dessa vitamina. Percebi que, infelizmente, nem sempre consumimos a quantidade ideal.

A nutricionista Sílvia Alexius, que participou da matéria, explicou que os sucos são as opções de alimentos que mais contém vitamina C. O refresco de limão, recém-preparado, tem em torno de 25%; o de manga, tem 15%; e o de ameixa, quase 13%. Após quatro horas, a quantidade de vitamina C na limonada e no suco de manga diminui 5%. No de ameixa, houve a maior perda: 7,5%. Se o suco for deixado paro dia seguinte, então, a redução pode chegar a 30%. Depois de três dias, não sobra quase nada. Como percebemos, para se ter o resultado esperado, é preciso beber o suco rápido, porque a vitamina evapora. A Vitamina C é comprometida pelo calor, pelo ambiente e pela luz, então no simples fato de cortar uma fruta, já estamos perdendo vitamina C.

Segundo a nutricionista, um adulto deve ingerir 90 miligramas de vitamina C por dia. Ela ensinou a seguinte receita de suco que tem exatamente essa quantidade:


  • Dois copos de água;
  • Uma banana;
  • Meia maçã;
  • Folhas de hortelã;
  • Uma colher de sopa de gérmen de trigo.

É só bater tudo no liquidificador e beber imediatamente! Façam bom proveito! ;)


Se quiser, veja a matéria na íntegra aqui no site da Globo.


Beijos e bom final de semana!
Esther

Nenhum comentário:

Postar um comentário