22 agosto, 2011

Porta-Guardanapos DIY

Na hora de arrumar uma mesa de jantar, são os detalhes que fazem toda a diferença! Por isso hoje vou compartilhar com vocês uma idéia que vai enfeitar nossas mesas de forma singela e romântica, como eu adoro!


Minha referência foi a seguinte:


Fui na Saara (no centro do Rio) procurar o que precisava pra montar os porta-guardanapos e encontrei tudo em algumas lojas na Buenos Aires e Senhor dos Passos. No final gastei em torno de R$ 28,00, sendo que já tinha alguns dos materiais em casa (cola, tesoura, linha e agulha) e ainda sobrou um pouco de tudo pra próximos projetos.
Você vai precisar de:
1. Flores artificiais de sua escolha – uma para cada argola (prefira as flores achatadas,elas ficam mais firmes e bonitas nas argolas)
2. Linha e agulha (use uma agulha maior e mais forte para a costura das flores)
3. Argolas para porta-guardanapo de rattan – podem ser substituídos por argolas de metal, plástico (o diâmetro deve ser de cerca de 5cm) ou até mesmo elásticos para cabelo (daqueles mais grossinhos).
4. Tesoura que corte bem tecido
5. Cola Cascorez (uma maravilha, cola tudo!)
6. Fita Gorgurão de 1cm de largura (escolhi essa por ser mais fosca que a de cetim)

Comece removendo as flores e um pedaço de folhas dos ramos, assim:
Em seguida, remova esse plástico suporte das folhas e da flor, com cuidado pra não soltar as pétalas.
Encaixe as folhas na flor. Atravesse as folhas e flor com a linha e agulha quantas vezes for preciso para fixá-las umas na outras. Tente costurar o mais próximo do talo possível pra que não apareça a costura quando fixar a flor na argola. Em seguida, corte o talinho da flor. Agora que ela está pronta, costure-a na argola, deixando-a bem presa, assim:

Se a linha não aparecesse tanto, teria até deixado assim mesmo, mas como ainda não domino essa arte, resolvi forrar a argola com a fita pra deixar com um acabamento melhor.
Corte um pedaço de fita que seja comprido o suficiente pra forrar toda a argola e comece colando uma ponta na sua parte interna. Com a ponta colada, vá enrolando a fita bem apertada ao redor da argola (com cuidado para não deixar nenhuma parte da argola aparecer). Quando chegar à outra ponta da fita, no final, cole-a também na parte interna da argola para não aparecer. Repita o mesmo procedimento em todas as unidades.
No final, seus porta-guardanapos ficarão lindos assim:

Esses eu dei para a Luiza, vejam aqui como ficaram lindos na mesa dela!


Beijos,
Esther

Um comentário: