12 março, 2012

Planejando um jantar

Nesse último sábado recebi 2 casais de amigos em um jantar. A idéia era ser algo bem descontraido, mas com um toque de sofisticação, porque, né, a gente merece.

Então, a primeira coisa a se pensar é o menu. Acho interessante sempre oferecer duas opções de prato: um bem eclético - todo mundo gosta, por que daí não tem erro - e um mais gourmet. Lembrar também da entradinha e da salada.

Minhas escolhas: 

Entradinha >> carpaccio de carne temperado com limão, azeite, sal, pimenta, queijo parmesão e alcaparras, bem clássico. Torradas acompanharam.
Pratos principais >> uma massa recheada com vitela e molho vermelho ( a universal) e outra recheada com queijo brie e pêra ao molho branco.
obs: Sabia que nenhum dos meus convidados era celíaco (alérgico a glúten), por isso não tive problema em só servir opções com massa.
obs2: Como estava sem secretária no dia, as massas foram boas escolhas pois eu só precisava colocar o molho em cima e aquecer no forno. Sendo assim, não fiquei mergulhada na cozinha e pude curtir meus convidados.
Salada >> A idéia era servir uma salada verde ( vários tipos de folhas) com brotos, tomates cereja e queijo de búfala, mas como percebi que ninguém ia tocá-la, rs, acabei nem servindo.
Sobremesa >> Para refrescar, uma mousse de limão com chocolate que a Thi ensinou aqui.

Para beber, por mais que se escolha servir vinho, acho importante ter de SOS um refrigerante e um suco. No jantar todos foram de vinho mesmo. Comprei um tinto (Malbec), um branco (Chardonnay) e uma espumante, mas acabou que minhas amiga lindas trouxeram vinho e prosecco, daí servi as escolhas delas, como a etiqueta manda - me dei super bem, by the way.

Decidido o cardápio, era a hora de pensar na decoração.

Comecei pelas flores, queria fazer três arranjos menores, que tem se usado muito e eu acho bacana por não atrapalharem a visão, rs, na hora da conversa na mesa. Usei copos de whisky como vasos.



Para brincar, coloquei os pratos com detalhe azul, contrastando com as flores amarelas.


E fiz um "mix" de estampas, usando esse jogo americano que também tem flores.


Nota: Inserimos as taças de champagne depois que eu já tinha tirado foto. Elas vêm atras das taças de água e vinho, como mostra a "cola".



Além da mesa, vale lembrar do lavabo. Renove as toalhas, coloque um cheirinho, deixe um papel higiêncio extra, veja se está tudo funcionando...

Se for usar prataria, dê uma olhada durante a semana para ver se elas estão limpas. Não dá para levar um susto na hora e ter que ficar polindo os talheres minutos antes do jantar.

Escrevendo o post me lembrei que não coloquei música ambiente! Acho bacana bem baixinho... o canal de música da NET tem boas listas.

Bom é isso. Espero que eu tenha inspirado vocês a receberem mais nas suas casitchas, porque é bom demais!

Beijo, beijo

Luiza

7 comentários:

  1. AMEI AS IDEIAS, TUDO ESTAVA SUPER LINDO!! ME TROUXE VARIAS INSPIRAÇÕES!! AMEI A COLINHA, SEMPRE QUIZ SABER COMO FUNCIONAVA A ORGANIZAÇÃO!!!
    PARABENS MENINAS!!
    BY CINTIA MACHADO SUPER FÃ!!

    ResponderExcluir
  2. Amei! Fazia tempo que não comentava aqui...mas li tudo atrasado e adorei, meninas!
    Luiza quem fez a sua maquiagem no casamento??? Estou indo pro RJ e preciso de um maquiador, vou ser madrinha de casamento daqui a 2 semanas...não conheço ninguém.
    beijos, Nina

    ResponderExcluir
  3. Oi !! Gostei do cardápio que você escolheu, você mesma fez ou encomendou em algum restaurante, buffet??

    Seu blog é excelente

    Michelle

    Bj

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, obrigada, meninas!
    Nina, quem me maquiou foi a Zezé Clean e ela vai em casa. Se seu estilo de maquiagem for do tipo levinho, eu super indico! Tel: 9999-2858.
    Mi, comprei as massas na Cantinella do Barra Shopping, sei que eles tb tem loja em Laranjeiras e no Leblon. O site é esse: http://www.massascantinella.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Luiza!
    Eu já tinha visto que a Esther tinha colocado o telefone da maquiadora dela, mas como não consegui marcar, vou ligar para a sua.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela resposta, vou usar essas dicas com certeza.

    Bjs

    Michelle

    ResponderExcluir
  7. ohhh que lindaaaaaaa !!!!!!
    Amiga estava tudo ...master mara, chic e delicia !!!!
    vc eh linda

    ResponderExcluir