Muita gente quebra a cabeça tentando cuidar bem das suas plantas e, na verdade, a orquídea realmente não tem muito mistério. Elas são muito mais rústicas e fáceis de cultivar do que parecem. Aqui estão os principais pontos a serem observados no cuidado com elas:
- O modo mais fácil de matar uma orquídea é molhando-a demais. Suas raízes ficam sem oxigênio e morrem, e os fungos se proliferam de forma descontrolada. As regas devem ser feitas de 1 a 2 vezes por semana, dependendo do clima na época. Eu rego as minhas com 200ml de água 1 vez por semana, e às vezes até quinzenalmente (porque já afoguei uma... muito triste!). Regue preferencialmente de manhã ou no início da tarde.
- O exagero de adubo é pior do que a falta. A orquídea precisa de nutrientes para crescer, então prefira os orgânicos ou as misturas, pois são mais seguros e eficientes. Podemos adubar colocando um pouco de adubo em um canto do vaso, na quantidade recomendada. Não coloque o adubo próximo ao bulbo, pois ele pode "queimá-lo". Esse adubo irá dissolver-se aos poucos, liberando nutrientes a cada irrigação. Os melhores são a torta de mamona e a farinha de osso. Essas adubações podem ter intervalos de 3 meses ou mais.
- Poucas são as doenças que podem atacar as orquídeas, mas caso ataquem, pouco pode ser feito. Os pulgões podem ser facilmente eliminados borrifando-se uma mistura de água e detergente, ou mesmo inseticidas domésticos à base de água, como o "SBP". Já as cochonilhas devem ser removidas manualmente, sob a torneira, raspando-se as folhas com uma escova macia (pode ser uma escova dental).
Fonte: Cultivando - Orquídeas
Amei a dica!
ResponderExcluirEsther e como conservá-las depois que as flores cairam??? Vc sabe?
ResponderExcluirA planta ou a flor? Se a orquídea perdeu as flores, basta manter os mesmos cuidados para que ela floresça novamente dentro de alguns meses (normalmente eu conto um ano certinho para as minhas).
ResponderExcluirNao esqueca de retirar as folhas mortas, secas ou com doencas e a haste das flores (depois que ela secar completamente) com uma tesoura de poda pequena. E bom esterilizar a tesoura com fogo a cada novo corte que der numa região da planta.
Assim sua plantinha vai continuar forte, bonita e saudavel ate que venham as proximas flores!