03 abril, 2012

Você sabe costurar à mão?

Costura à mão é um dote que considero importante. Tendo habilidade com linha e agulha, você consegue fazer bainha em saias, pregar aquele botão que caiu bem na hora de sair, ajustar alcinhas, refazer pontos de uma blusa descosturada... Enfim, saber costurar é necessário. Meu objetivo hoje é mostrar os pontos mais usados nos probleminhas do dia-a-dia. Não sei se funcionará como uma aula, mas a intenção é que olhando, vocês consigam dar os primeiros pontos.


1) Ponto de alinhavo

Considerado o ponto mais comum, normalmente usado para marcar a medida da costura antes de levar à máquina. Usa-se também para fazer bainhas. Introduza a agulha no tecido dentro e fora numa linha tracejada com espaçamentos iguais.


2) Ponto Atrás


Considerado um ponto bem resistente. Muito usado para refazer costuras desfeitas. Execução: passe a agulha e a linha para a parte de trás. Atravessando todas as camadas de tecido, introduza a agulha atrás do local em que surge a linha, a uma distância equivalente ao comprimento do ponto, e faça-a surgir imediatamente atrás desse local. São pequenos nós.


3) Ponto Invisível
Esse sem dúvidas é o que mais uso, perfeito para apertar laterais de vestidos e blusas ou unir duas partes de tecido. Traga a agulha para a frente, pegue poucos fios de tecido e retorne para dentro da dobra. Volte com a agulha para fora e repita sucessivamente. A costura não deve aparecer pelo lado de fora, e os pontos maiores ficam do lado do avesso.


4) Ponto Cobertor

Ideal para quem trabalha com artesanato. São pontinhos fofos para dar acabamento em dobras ou unir um tecido sobre o outro.


No próximo post mostrarei o passo a passo de como pregar um botão.

Beijos,
Thiene.







3 comentários: