27 abril, 2012

Beleza x Saúde



Alguns cuidados necessários no salão de beleza para a preservação da sua saúde.

Existem inúmeras coisas ou atitudes que passam desapercebidas na rotina do dia a dia e que comprometem a nossa saúde. Por isso é bom ficarmos atentas às dicas que chegam a nós pra que possamos nos prevenir o máximo possível e até ajudar a proteger as pessoas que nos são próximas também. E você, sabe como ter uma “relação saudável” com os procedimentos no salão de beleza? Aqui estão algumas dicas pra te ajudar!


 
Depilação
O principal perigo é a cera reciclada (material já usado que volta a ser derretido e reaproveitado). Como o aquecimento não mata todas as bactérias, o risco de transmissão de alguma doença é grande.

Como se prevenir: Leve embora a cera usada em voce – e jogue-a no lixo.


Escovas e pentes

Estes objetos sujos podem causar micoses, caspa e até piolho.

Como se prevenir: os materiais devem estar sempre limpos (o ideal é que sejam lavados com água e sabão) e sem fios de cabelo.

Maquiagem
Compartilhar os produtos, especialmente os itens de olhos e boca, pode causar conjuntivite e herpes.

Como se prevenir: Leve sempre a sua própria maquiagem de casa – isso impedirá até mesmo o surgimento de eventuais alergias a produtos estranhos à sua pele.

Unhas
É importante estar atenta aos cuidados tomados pela manicure e até mesmo pelo salão de beleza para se proteger das hepatites C e B. Confira quais são os cuidados necessários e descubra o que você pode fazer para passar longe desse problema.

Infelizmente, a mera existência de autoclaves e estufas nos salões não é garantia de coisa alguma. Para não correr o risco de se infectar ou de infectar as clientes, a manicure profissional precisa cumprir todos os passos a seguir. Na próxima vez em que for ao salão, observe se eles realmente foram cumpridos.

1) Antes de atender cada cliente, lavar as mãos ou usar álcool gel
2) Colocar as luvas. Usar um novo par a cada cliente
3) Usar lixa e palito descartáveis (um para cada cliente)
4) Abrir o pacote com o material esterilizado na frente da cliente
5) Usar uma toalha limpa ou descartável para cada cliente
6) Lavar os alicates, a espátula e outros instrumentos metálicos reutilizáveis com água, sabão e escova
7) Enxugar esse material com toalha limpa e colocá-lo no envelope especial para esterilização
8) Selar o envelope e colocá-lo na estufa ou na autoclave
9) A estufa não pode ser aberta durante a esterilização. Se uma manicure abrir a porta da estufa enquanto outra deixou o material lá dentro, a esterilização fica comprometida. É preciso manter a estufa funcionando durante uma hora ininterrupta, à temperatura de 170 graus
10) A autoclave é mais fácil de controlar porque funciona como uma panela de pressão. Basta colocar o envelope, fechá-la e esperar até o final da esterilização.

Agora vamos ver algumas coisas simples que você mesma pode fazer para garantir a sua segurança na hora de fazer as unhas no salão:


1. Alicate - Estima-se que 1/3 dos casos de hepatite C venha dos estúdios de tatuagem e dos salões de beleza. E o grande vilão dos salões é o alicate de cutícula.

Como se prevenir: Usando material esterilizado na autoclave, aparelho usado por médicos e dentistas. Já os forninhos não são suficientes para matar o vírus. Na dúvida, portanto, leve o seu próprio alicate de casa.


2. Palito de madeira e lixa - Recomenda-se que todos os instrumentos de madeira sejam jogados fora após o uso individual. Isso porque o material é poroso e, portanto, impossível de ser esterilizado. O mesmo vale para a lixa de unhas.
Como se prevenir: Exija sempre o uso de material descartável (ou leve o seu, pra não correr riscos).


3. Bacia de plástico - Vestígios de pele podem grudar no material e provocar contaminação.
Como se prevenir: Confirme se a bacia é lavada do jeito certo (com água e sabão) e, durante o seu uso, se ela é revestida com um plástico descartável.


4. Esmaltes - O pincel do produto pode levar a pele de uma cliente para as mãos da outra.
Como se prevenir: Já que o vidrinho de esmalte não pode ser higienizado, a melhor dica é você levar o próprio esmalte.


Acham neurose demais? Pode ser, mas pelo que pude observar o sofrimento provocado pelos vírus da hepatite, por exemplo, é infinitamente maior... A verdade é que o erro de muitas mulheres ainda é o de desvincular a saúde da beleza. É claro que é importante cuidar da nossa beleza - mas tem que ser com saúde!

E pra você que faz as próprias unhas e não sabe como higienizar seu material, aqui estão as instruções que encontrei:


Para fazer a higienização caseira dos utensílios é indicado usar luvas grossas. Deixe os instrumentos mergulhados em detergente neutro por cerca de 10 a 15 minutos, depois limpe os utensílios com o auxílio de uma escova macia pequena, enxague com água corrente e deixe-os secar em cima de um papel toalha. Passe lubrificante de instrumentos em pouca quantidade, dê preferência para as áreas de articulação, movimentando o alicate para facilitar a penetração produto. Prontinho!





Espero que essas informações tenham sido bem úteis!




Beijos,
Esther


Imagens: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário