16 fevereiro, 2012

Panela velha é que faz comida boa???



Fazendo um levantamento nas nossas entrevistas, percebi que a maioria das donas de casa elegeram como um dos presentes indispensáveis de casamento um bom conjunto de panelas. Resolvi então dar um pouco mais de atenção a elas aqui no blog, falando dos principais tipos:

 


PANELA DE COBRE ($$$$)
O cobre é um metal usado pelo homem desde os primórdios e tem diversas aplicações por ser um ótimo condutor de calor, além de ser um metal mais resistente à corrosão. As panelas de cobre são as prediletas das doceiras por transmitirem o calor de forma rápida e homogênea, tornando-as excelentes para derreter açúcar e fazer caldas.



A economia no consumo de gás também é notável, pelas mesmas qualidades citadas acima. As panelas de cobre são indicadas para frituras e para os serviços de réchaud por distribuir e reter o calor por mais tempo.

Cuidados com o uso da panela de cobre: 
  • Observe se há revestimento interno: normalmente são estanhadas ou com aço inox. Na falta deste revestimento o cobre passa para o alimento e com o tempo o metal se acumula no organismo. Pequenas quantidades deste metal podem produzir náuseas, vômitos e diarréia. Já a ingestão contínua de quantidades maiores de cobre pode causar dano renal, alterações osteoarticulares, dores nas juntas e até lesões cerebrais, demonstradas em tomografia computadorizada. Por isso, os utensílios culinários devem ter a superfície interna revestida com politetrafluoretileno (PTFE), titânio ou aço inoxidável.
  • Ao usar pela primeira vez uma panela de cobre, deve-se remover o verniz caso esteja presente. Para isso mergulhe-a em água fervente e deixe até esfriar completamente;
  • Para deixar a sua panela brilhante: faça uma pasta de farinha de trigo ou fubá (½ parte), sal (¼) e vinagre (¼). Espalhe sobre a panela e deixe secar por 1 hora. Lave, enxugue e passe uma flanela macia. Caso use polidores, lave-a muito bem;
  • Para o dia-a-dia, utilizar detergente neutro é o suficiente! Nada de lavar com produtos abrasivos ou esponja de aço;
  • Não deixe o alimento esfriar dentro da panela de cobre. Isto porque o sal e os ácidos reagem com as substâncias da panela e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas.

As sem cabo podem ser levadas diretamente à mesa.


Foto do Blog AskMi

 

PANELA DE FERRO ($$)
Para quem gosta de um bom cozido de carne e de legumes, nada melhor que a panela de ferro.




É ideal para grelhados de filé e peito de frango e também para a saúde. Os panelões de ferro, de cor escura e muito pesados, são bastante tradicionais em Minas Gerais. O uso regular destes panelões foi relacionado com a prevenção e ao tratamento da anemia. O uso da panela é também indicado para vegetarianos, mulheres em idade fértil e crianças. A vantagem da panela de ferro é que ela não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura dos alimentos, representando uma boa economia de gás.
  • Como elas são pesadas e mantêm-se quentes por muito tempo, prefira as que têm cabo de madeira, evitando as queimaduras e facilitando a manipulação dos alimentos;
  • Alguns estudiosos no assunto têm mostrado que este tipo de utensílio ajuda a evitar o aparecimento da anemia. Por outro lado, deve-se tomar cuidado ao lavá-la. Quando esfregada vigorosamente com a esponja de aço, um tipo de ferrugem passa para o alimento, que depois de absorvida, oxida a gordura do nosso corpo, favorecendo a obstrução das artérias.
obs: após lavar, secar no fogão para evitar ferrugem.
Podem ser levadas à mesa.

As famosas Le Creuset são de ferro fundido, porém recebem uma camada de esmalte por cima.

 


PANELA DE ALUMÍNIO ($)
As panelas de alumínio são as mais comuns e as mais baratas. Mas também são as que causam mais polêmica. Há três décadas, pesquisadores levantaram a suspeita de que a ingestão do alumínio estaria relacionada com a incidência dos males de Alzheimer e de Parkinson. Até hoje, o material continua em estudo. Átomos de alumínio podem desencadear diferentes processos metabólicos associado à doenças do sistema esquelético, neurológico e hematológico (do sangue). Pesquisas mostram que a migração do alumínio é maior em panelas de pressão do que em panelas normais ou em fôrmas de bolo.




Na limpeza é indicado o uso de bucha macia ao invés de esponja de aço. Quando o material é polido, há remoção da camada de óxido de alumínio, que dificulta a passagem de alumínio para a comida. A situação vai se agravando à medida que a panela envelhece, pois os metais migram em maior concentração. Este assunto é ainda muito polêmico, pois há quem discorde totalmente de tais estudos.

  • Não deixe o alimento esfriar dentro da panela de alumínio, assim como a de cobre. Isto porque o sal e os ácidos reagem com as substâncias da panela e podem provocar a liberação de substâncias tóxicas. Não guarde alimento dentro da panela de alumínio.




PANELA DE VIDRO ($$$)
As panelas de vidro são as únicas que não transferem qualquer resíduo para a comida. O material é obtido por um processo de congelamento de líquidos superaquecidos.




O maior atrativo do vidro é a beleza e a transparência que permite ver o processo de elaboração dos alimentos e a dosagem de líquidos fica mais fácil. A facilidade da limpeza é outro ponto positivo. Mas o preço e fragilidade do material pesam na escolha.







PANELA DE TEFLON ($$$)
O composto antiaderente atrai cozinheiros pela praticidade na limpeza e por ser dispensável o uso de gordura (ótimo para quem tem problema de colesterol ou está de dieta). A descoberta de um revestimento antiaderente em 1938 chegou às cozinhas americanas na década de 60 e provocou uma revolução de conceito de panela prática. Atualmente, as panelas mais modernas são denominadas de teflon II por serem revestidas com primer (substância usada para ligar o teflon ao alumínio). O novo revestimento impede que o material passe para o alimento quando o teflon descasca. 


Esse é o conjunto que eu tenho, Mônaco da Tramontina. Não tenho nada para reclamar.


A maior preocupação com a panela é ecológica. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que o teflon se corrompe quando esquentado a temperaturas de 200 a 500 graus centígrados. 'O que pode acontecer com uma panela esquecida no fogo. A evaporação do teflon origina gases CFC, responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

Cuidados:
  • A panela de teflon tem um revestimento interno de politetrafluoretileno e a grande vantagem é que elas são antiaderentes e por isso exigem muito pouco óleo no preparo dos alimentos, ideal para a saúde. Por outro lado, o politetrafluoretileno é um plástico que se solta com alguma facilidade. Basta arranhá-lo com esponjas de aço, colheres e facas. O politetrafluoretileno não deve ser ingerido.





PANELA DE INOX($$$)
Para quem cuida da saúde e gosta de um alimento preparado adequadamente o melhor é optar pelas panelas de inox. É o tipo mais usado na cozinha profissional. Por ter fundo triplo, atinge altas temperaturas mais rapidamente, além de ser uma panela resistente e de aparência bonita.




O aço inoxidável, conhecido popularmente como inox, é composto por ferro, cromo e níquel. Demora a esquentar, mas também a esfriar. No Brasil não há dados que comprovem a transferência dos componentes do inox para a comida. O aconselhável é não escovar a panela com esponja de aço. No polimento forma-se uma camada protetora de óxido que ajuda a impedir que os metais passem para os alimentos. O níquel em pequenas quantidades pode até ser útil ao organismo, mas o excesso tende a afetar o sistema nervoso.

Vantagens da panela de inox:
  • Capacidade distribuir o calor de forma uniforme;
  • Fácil limpeza;
  • Tem uma boa apresentação; (mas não acho legal servir com ela, não.)
  • Resistem a elevadas temperaturas e a variações bruscas de temperatura;
  • Como elas conservam o calor melhor que os outros materiais, deve-se tomar algum cuidado com o tempo de cocção. A comida pode passar do ponto e queimar;
  • Não liberam substâncias tóxicas para os alimentos, a não ser que a matéria-prima seja de péssima qualidade. Neste caso são capazes de liberar níquel que é tóxico ao organismo.

Dica: quando for comprar uma panela de inox, certifique-se que a panela possua fundos termodifusores, que permitem que o calor da chama espalhe-se uniformemente. Assim o alimento cozinha por igual e não gruda no fundo da panela.




PANELA ESMALTADA ($$$$)
Se a questão é ter uma cozinha bonita a melhor escolha são as panelas esmaltadas. A desvantagem destas panelas é que elas são muito sensíveis e qualquer atrito é o suficiente para o esmalte se soltar, o que não é bom para a saúde. Mas, se cuidadas adequadamente elas não trazem nenhum prejuízo à saúde.




As panelas esmaltadas atraem pela beleza, mas podem fazer tão mal quanto às de cerâmica vitrificada. O esmalte usado pode conter elementos tóxicos como o chumbo e os decalques na superfície interna, os quais podem conter cádmio. É desaconselhável o uso de utensílios antigos (fabricados antes de 1980) tanto esmaltados quanto os de cerâmica.
  • É preciso ter cuidado com utensílios pintados à mão, que vão desde colheres, facas, recipientes culinários, entre outros. Algumas tintas são à base de chumbo, que pode ser transferido para o alimento



Fonte: Dicas de quase tudo da Dra. Shirley



Escolheu a sua?


Beijo, beijo
Luiza

Um comentário: