23 fevereiro, 2012

Aproveitando Talos, Cascas e Folhas


Pensando numa vida "saborosa e feliz", ao invés de jogarmos fora “o que sobra” na hora de preparar os alimentos, como fazemos de costume, que tal conhecermos opções pra reutilizar e aproveitar ao máximo o potencial de alguns?



- Todos os talos (menos o de mandioca, por ser tóxico) podem ser aproveitados picados ou triturados em massas de bolos, pães e panquecas e ainda em ensopados, omeletes, farofas, recheios de tortas, suflês, bolinhos, refogados ou misturados em sopas. Podem ainda ser utilizados no preparo de saladas, arroz e patês.

- O talo da beterraba possui flavonóides, que protegem contra o envelhecimento das células. Para fazer um patê diferente pique e refogue-o com cebola e alho, misture com ricota e, pronto!

- As folhas de couve-flor, de beterraba e de cenoura são muito ricas em nutrientes e ficam deliciosas se refogadas ou em recheios de tortas.

- Folhas de cenoura (riquíssimas em vitamina A) e beterraba cruas caem bem na salada. E as de batata-doce, couve-flor, abóbora mostarda e rabanete, refogadas.

- As folhas externas (verde-escuras) das verduras são ricas em ferro. Procure aproveitá-las. As do brócolis, por exemplo, junto com o talo, se batidas no liquidificador com a medida de água necessária para preparar o arroz, transformam qualquer arroz comum num arroz de brócolis verdinho e delicioso.

- As folhas de nabo e rabanete têm maior concentração de carboidratos, cálcio, fósforo e vitaminas A e C do que a raiz, a parte que habitualmente comemos. Aproveite-as em saladas, sopas e refogados.

- A entrecasca (que fica entre a polpa e a casca) da melancia, do melão e do maracujá pode ser preparada em forma de compota. A de melancia, se refogada com carne moída, fica igual ao chuchu.

- Antes de descascar a batata, lave a casca com uma escovinha e depois descasque e frite as cascas. Ficam crocantes, além de nutritivas. É um ótimo aperitivo.

- As cascas de abacaxi, se bem lavadas e fervidas, proporcionam um suco delicioso. É só deixar esfriar, adoçar, bater com gelo no liquidificador e matar a sede.

- Utilize as cascas de maçã para preparar sucos ou chás.

- Cascas de laranja, tangerina e maracujá viram deliciosas geléias. As de maçã e mamão tambem incrementam vitaminas de frutas. Anote aí: a casca da laranja tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa, enquanto as de maçã e da mexerica têm o dobro de vitamina C em relação à polpa. Aproveite a água de cozimento da beterraba e das batatas para fazer gelatinas vermelhas ou um arroz colorido.

- Bata no liquidificador cascas de abacaxi e goiaba, coe e faça um suco, que pode ainda ser a parte líquida de receitas de bolos. Detalhe: a casca do abacaxi tem 38% mais vitamina C do que a polpa.

- As sementes de abóbora possuem fósforo, que retém o cálcio nos ossos e dentes, e magnésio, com ação anti-inflamatória e são um ótimo aperitivo. Depois de lavá-las e secá-las, salgue-as e leve ao forno para tostar.

- Sementes torradas e moídas também podem se tornar farinha no preparo de bolos, pães e biscoitos. Se for preciso, complete com farinha comum.

Dica: O aproveitamento integral dos alimentos representa uma economia de 20% a 40% - ou seja, de 10 a R$ 20 numa compra de R$ 50.




Fonte: Meu fichário de receitas Tilibra, M de Mulher




Beijos,
Esther

Nenhum comentário:

Postar um comentário