21 novembro, 2011

Usando a inteligência e um pouco de força de vontade

Já fiz dieta da sopa, do abacaxi... usei até remédio controlado para perder peso e cheguei a uma conclusão: não existe nada melhor do que uma reeducação alimentar ALIADA a execução regular de atividade física para perder peso de forma saudável e o mais importante, de forma duradoura.
Outro dia, conversando com um educador-físico ele me contava que foi feito um estudo que demonstrou que o maior diferencial para perda de peso é a dieta, não adianta. O exercício físico deve ser complementar, claro, até para evitar flacidez e outras coisas mais.
Sendo assim, vou dedicar esse post para falar sobre alimentação e depois faço um sobre exercício.
Não adianta fazer nada radical. Uma coisa legal de ter a sua casa é que é VOCÊ quem decide o que vai entrar na sua despensa e geladeira e fazendo apenas algumas substituições você já terá um cardápio mais saudável e perderá peso sem tanto sacrifício ( um pouquinho sempre tem, né?).

  • Opte por alimentos integrais: pão, massa, arroz, biscoitos.... exceto leite! hahahaha
O alimento integral é rico em fibras tendo um menor índice glicêmico, dando maior saciedade e ajudando  no funcionamento do intestino (para essa função é fundamental a ingestão de bastante líquido durante o dia).
Alguns alimentos integrais que eu consumo e indico:

 Para render mais, já que é caro, misturo com um pouco do arroz integral normal


Gosto do penne, fusili e farfale.
  • Sempre opte por alimentos com menos ou sem nenhuma gordura! Esse tópico abrange principalmente leite e derivados como requeijão, queijos, iogurtes. Para frios, escolha presunto de peru magro, blanquet... Já existem também molhos 0% de gordura, enfim.... Ah! Leite desnatado, please! Se você achar muito "aguado" tenta experimentar o em pó, daí dá pra deixar mais "grossinho".






  • Compre as carnes mais magras: peito de frango, peixes ( dourado, linguado, robalo, cherne, mero, pescada, pescadinha, xerelete, pargo, corvina, garoupa, carpa, badejo, manjuba e vermelho)  e dentre as vermelhas, patinho, alcatra, largato, coxão mole/duro e músculo
  • Substitua o açúcar sempre que possível. Já indiquei aqui a sucralose e também tem a opção de agave ( um xarope que adoça e tem baixo índice glicêmico). Para quem não fica sem chocolate, opte por aqueles com maior concentração de cacau possível, eles tem bem menos açúcar.





  • Se possível ELIMINE leite condensado, creme de leite e outras tentações da sua cozinha. Deixe para comer aquele brigadeiro delícia na rua e uma vez por semana. A execeção é sempre bem vinda, mas não pode virar regra.
  • Coma sempre salada! De preferência antes do prato principal. Para não enjoar, compre a cada semana opções diferentes e elabore molhos magros. Use a criatividade!

  • Não faça intervalos muito grandes entre as refeições, mantendo seu metabolismo mais acelerado e evitando aqueles ataques de fúria na comida. Para lanches entre as refeições principais sugiro frutas, iogurte 0%, vitamina com leite desnatado, barrinha de cereal light...

  • Beba muito líquido! Para me obrigar a beber 2l de água diariamente tenho uma garrafina de 500ml e bebo uma entre 8-12h, outra entre, 12-16h, depois entre 16-20h e por fim, entre 20-24h. Dá super certo. Ah! Bebo mais uma garrafinha no dia em que vou a academia durante o exercício.


A minha não é essa, mas também é da Tupperware. O legal dessa marca é que seus plásticos são 100% livres de materias tóxicos, não "contamindando" a água, mesmo que ela fique lá por um tempo.

Acho que tá bom por hoje! O corpo agradece.

beijo, beijo

Luiza

Um comentário:

  1. Uau, ótimas dicas, obrigada pelo incentivo Luiza! Comecei minha die.. ops, reeducação alimentar hoje no jantar, após ler o post. Com força de vontade e disciplina a gente chega lá!! abs!

    ResponderExcluir