1) Ponto de alinhavo
Considerado o ponto mais comum, normalmente usado para marcar a medida da costura antes de levar à máquina. Usa-se também para fazer bainhas. Introduza a agulha no tecido dentro e fora numa linha tracejada com espaçamentos iguais.
2) Ponto Atrás
Considerado um ponto bem resistente. Muito usado para refazer costuras desfeitas. Execução: passe a agulha e a linha para a parte de trás. Atravessando todas as camadas de tecido, introduza a agulha atrás do local em que surge a linha, a uma distância equivalente ao comprimento do ponto, e faça-a surgir imediatamente atrás desse local. São pequenos nós.
3) Ponto Invisível
Esse sem dúvidas é o que mais uso, perfeito para apertar laterais de vestidos e blusas ou unir duas partes de tecido. Traga a agulha para a frente, pegue poucos fios de tecido e retorne para dentro da dobra. Volte com a agulha para fora e repita sucessivamente. A costura não deve aparecer pelo lado de fora, e os pontos maiores ficam do lado do avesso.
4) Ponto Cobertor
Ideal para quem trabalha com artesanato. São pontinhos fofos para dar acabamento em dobras ou unir um tecido sobre o outro.
No próximo post mostrarei o passo a passo de como pregar um botão.
Beijos,
Thiene.
Fontes: vila do artesão; Profª Bruna Pacheco
Olá meninas, estou encantada com o blog de vcs. Parabéns por tanta dedicação em fazer a vida a dois mais bonita.
ResponderExcluirObrigada, Keila.
ResponderExcluirboas dicas!!!
ResponderExcluir