16 março, 2012

Flores perfumadas



Quem não gosta de ter o cheirinho delicioso de flores perfumadas em sua casa? Existem várias espécies e entre elas, algumas que brotam em árvores, arbustos e trepadeiras. Vamos conhecer algumas delas e descobrir se poderiam perfumar as nossas também?






Lavanda – Cultivadas a pleno sol e em solo adubado, as lavandas são mais rústicas e resistentes às condições de vento e de insolação (adoro!!)




Gardênia – As flores brancas, com perfume doce e intenso, são o chamariz da gardênia. Após o amadurecimento, elas permanecem nos galhos, apresentando tons amarelados. Para garantir a florada, é indicado incorporar ao solo adubo orgânico rico em fósforo. Na versão míni, como a da foto, chega a 50 cm de altura.




Manacá-de-cheiro – Arbusto nativo de até 3 m de altura. Durante a primavera e o verão, a planta apresenta simultaneamente flores brancas e lilases. Tolera o frio e exige sol pleno. Costuma ser suscetível ao ataque das lagartas. Para controlar infestações, recomenda-se o uso de inseticidas biológicos.




Camélia – Apreciadas pelo brilho da folhagem e pela delicadeza das flores, algumas camélias exibem um aroma sutil. É o caso da variedade Cammelia sinensis, uma árvore de até 15 m de altura com flores brancas e perfumadas, e da Cammelia sasanqua, ou camélia aromática, que tem flores de cores que variam do rosa claro ao púrpura. Desenvolvem-se melhor em temperaturas amenas e toleram certo sombreamento.


Jasmim – Nome comum a várias espécies do gênero Jasminum, os jasmins mais utilizados são os de flores brancas e perfumadas, que exigem pleno sol. São comuns as trepadeiras jasmim-dos-poetas e jasmim-dos-açores. O jasmim-da-china, jasmim-sambac e jasmim-estrela também podem ser conduzidos como trepadeiras, apoiando suas ramagens em suportes. Já a árvore de jasmim-manga tem numerosas e perfumadas flores, que surgem com mais intensidade entre a primavera e o verão. O jasmim-de-madagascar, trepadeira de até 2,50 m de altura, é também conhecido como flor-de-noiva, pela sua utilização em buquês. De tão cheirosas, as pétalas são utilizadas para a confecção de perfumes. Pode ser cultivado em ambientes ensolarados ou com sombra parcial.



Dama-da-noite – Com inúmeras inflorescências creme na primavera e no verão, que liberam um perfume muito acentuado à noite, este arbusto pode, inclusive, causar reação alérgica em algumas pessoas. Atinge até 3 m de altura. (o cheiro dessa é realmente forte, mas muito bom!)



Clerodendro perfumado - Durante o inverno, as pontas do clerodendro perfumado exibem grandes e vistosas inflorescências branco-rosadas. Esse arbusto chega a até 1,80 m de altura. A espécie exige sol pleno e é tolerante a regiões de frio moderado e com maior umidade. (Existem clerodendros de outras cores, mas sem perfume, normalmente são trepadeiras)







Fonte e imagens: Casa e Jardim




Já conheciam alguma dessas?


Beijos e um final de semana bem perfumado pra vocês! ;)
 Esther


Um comentário:

  1. Que legal Andreia! Pois é, pelo q eu tenho lido por aí, parecem ser super faceis de cultivar! Os supermercados Guanabara também têm mudas de lavanda (pelo menos no da Barra), na seção de hortifruti, junto com os outros produtos pra horta em casa (mudinhas de temperos e etc.). Cada muda (no vasinho) custa R$ 5,95 e vem com todas as instruções para os seus cuidados. Só não comprei ainda porque não tenho onde colocar... :(
    Bjs!

    ResponderExcluir