31 outubro, 2011

Abobrinha recheada

É gentem, mais uma semana começa com suas muitas tarefas, mas.... alegremos-nos! Essa segunda ( terça de madrugada) já pode ser considerada uma quinta hihihi #amo feriado!
Então, hoje vou ensinar uma receita super fácil de se fazer e magrinha, afinal, segunda é dia de dieta!

Ingredientes:
- Abobrinha ( pode trocar por beringela, tomate...)
- Carne moída temperada a gosto e bem sequinha ( sugiro a carne de patinho: barata e com pouca gordura)
- Requeijão light
- Queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

1- Lave a abobrinha e retire as partes das casca que estão feias.




2- Corte a abobrinha em 4 partes.





3- Retire o "miolo" abobrinha. Como ela está crua, uso o boleador, acho que torna essa etapa mais fácil. Depois faço um post falando mais sobre esta ferramenta.


4- Passe o requeijão ( 1 col de sobremesa +/-)

5- Recheie com a carne moída ( que já pode estar pronta, ótima dica para dar uma "cara nova" a ela)



6- Coloque um pouquinho de queijo e leve ao forno. Primeiro em temperatura média ( uns 180 graus, para cozinhar o legume) e depois alta, para gratinar.



tchanammmmmmmm!



Espero que gostem.

Beijo, beijo

Luiza

Ps1: Sorry por não ter tirado a foto do "boleador"- jurava que tinha feito isso!

Ps2: Próximo post entrevista com.... surpresa!

28 outubro, 2011

Dica para o fim de semana: Casa Cor

Para quem está montando sua casinha ou não ( na verdade a gente nunca deixa de arrrumá-la, né?), a dica é visitar a amostra de decoração Casa Cor. Feita pelos melhores arquitetos da cidade, o "evento" acontece em diversos lugares do Brasil ( São Paulo, Fortaleza, Belém...). Aqui no Rio ela está acontecendo em Botafogo no Palacete Linneo de Paula Machado, rua São Clemente, 213.
O legal é ir para se inspirar! Por exemplo, no ano que me casei, fui na casa cor de São Paulo e vi que estavam usando muito lustres não mais no centro das salas, mas nas laterais. Achei legal e, aqui no rio, comprei um lustre no Casarão dos Lustres ( Benfica???) e coloquei em cima do meu bar, na lateral da sala. O efeito ficou ótimo!


Minha mãe mostrando a altura dos lustres...agora mais baixos.



Lustre na lateral da sala da casa cor de SP.

Cantinho da minha sala...

Os ingressos são carinhos... De terça a sexta R$35,00 e sábados, domingo e feriados, R$40. Crianças até 10 anos não pagam e eu não sei se estudante paga meia.
Ah! Vai até dia 16 de novembro e funciona de 12:00 às 22:00hrs.
Chega de blá, blá, blá... Umas fotos para vocês ficarem com gostinho na boca:


Vários lustres numa mesa só. Já viram que eu adoro um lustre, né?


A cama agora, não precisa ser encostada na parede. Atrás pode ser feito um "escritório".




Fica a dica!

Beijos, beijos

Luiza

27 outubro, 2011

Plantinhas na Casinha - Parte 2


Continuando de onde paramos na segunda, hoje vamos ver algumas plantas menores, de mesa e de pendurar indicadas pra decorar e alegrar nossas casinhas!

Mas primeiro, não podemos nos esquecer do preparo dos vasos (de diversos tamanhos) e da terra. O maior segredo de plantas saudáveis é uma terra bem fértil, adubada, pedrinhas para fazer a irrigação dos vasos e pedriscos para enfeitar. É importante passar uma tinta impermeabilizante na parte de dentro dos vasos, independente do material que eles são feitos. Isso impede que a umidade passe para o lado externo do vaso.

Coloque a terra, mas não até a borda (deixe uma margem de dois centímetros). Pinte esses dois centímetros da parte superior do vaso com tinta látex fosca da cor que desejar. Depois do vaso pronto, para drenar a água, é importante colocar algum tipo de pedra (como argila expandida) para facilitar a saída de água do vaso. Se a água não sai do vaso, a raiz apodrece. Para dar um toque especial nos vasos grandes, ponha pedras brancas sobre a terra.

Agora, aqui embaixo vocês verão uma tabela que indica alguns tipos de plantas que precisam de muita luz e outros que precisam de menos/suportam menos, já que a saúde delas dependerá do tipo de iluminação que receberão em nossas casas/apartamentos. Quem tem varanda  provavelmente poderá contar com mais opções na hora de fazer as sua escolha. Compre sempre plantas saudáveis, floridas, sem bichinhos, com muitos botões. É importante também observar o tipo de clima a que cada planta se adequa e, se tiver filhos pequenos em casa, tomar cuidado para não adquirir nenhuma planta tóxica.




Tenho certeza de que já devem conhecer muitas das plantas que mencionei neste quadro, mesmo que não as conhecam pelo nome. Entre as de pendurar, encontramos a Petúnia, a Columéia-peixinho e a Avenca.
Columéia-peixinho

Petúnia

Avenca



Para a estante, aparador, mesa, a não ser que seja a da varanda, devemos considerar as plantas que pedem menos claridade, já que provavelmente não terão muita mesmo dentro de casa. Entre elas, cito a orquídea (cujas flores duram por bastante tempo), o ciclame (cuja folhagem também é linda), e o antúrio (com suas flores e cores marcantes).

Orquidea

Ciclame

Anturio

Entre as opções mais econômicas estão as charmosas Violetas e os Crisântemos.


 
Violeta

Crisantemo

Mais algumas Dicas:
  • Não existe uma regra sobre quantas vezes por semana as regas devem ser feitas. Cada local tem sua própria evaporação da água. O melhor é a sensibilidade. Coloque o dedo na terra e regue apenas se estiver seca.
  • Defina locais para as plantas de chão que não atrapalhem a passagem e onde elas não fiquem sobre as pessoas sentadas.
  • Escolha a Jibóia e o Filodendro para ambientes com ar-condicionado. Eles possuem uma resistência maior, necessitam de pouca água e pouca manutenção.
  • Em caso de viagens curtas, deixe as janelas fechadas para dar um efeito estufa.
  • Se você gosta de usar temperos frescos na sua comida, por que não aproveita o desejo de ter plantinhas em casa e o espaço disponível para fazer uma hortinha?
Fonte: As mesmas da Parte 1
É isso, gente! Espero que tenham gostado das dicas!
Beijos,
Esther

26 outubro, 2011

Outubro Rosa

Gente, desculpem-me se estou falando muito sobre saúde, mas como futura médica(rs.), não poderia deixar de falar sobre a prevenção do câncer de mama no mês internacional do combate a essa neoplasia que é a mais comum na mulher.


Meu intuito aqui não é deixar ninguém neurótica, até porque 80% dos nódulos ("caroços") encontrados nas mamas são benignos.
A Sociedade Brasileira de Ginecologia indica o exame de mamografia anual a partir dos 40 anos, e teoricamente o SUS é obrigado a dar esse direito a mulher... infelizmente, já fiquei sabendo que na rede pública só se consegue a partir dos 50. Se você tem história familiar, o ideal é começar desde 35 anos.
Com mamografia ou sem ela, o auto-exame das mamas é fundamental e pode ser feito por qualquer mulher em qualquer idade.



Encontrando qualquer alteração, marque uma consulta com sua ginecologista. Ah! Perto da menstruação é comum algumas mulheres terem inchaço nos seios e isso pode aumentar alguns linfonodos axilares... não se desespere! Perceba se eles se tornam impalpáveis depois...

Tentei usar a linguagem mais simples possível. Fiquem a vontade para comentar qualquer dúvida!

Se amem!



Beijo, beijo
Luiza

25 outubro, 2011

Entrevista: Esther

Mesmo quando o blog ainda era uma idéia, sempre pensava em ter uma "tag" nele de entrevistas, onde pudéssemos conhecer um pouco mais da vida de donas de casa e aprender um pouco com cada uma delas. Hoje inauguro esta sessão entrevistando a Esther, amiga muito querida e que escreve aqui também. Afinal, nada melhor do que  começar conhecendo um pouquinho mais de quem vos escreve.

Nome: Esther Hypolito



Idade: 24 anos
Trabalha fora?

- Não, atualmente estou só estagiando em pedagogia. Termino o curso no final do ano que vem.

Filhos? Se não, tem algum plano?

- Ainda não. Como já estou quase completando um ano de casamento, daqui a uns dois anos provavelmente. Eu e meu marido pensamos que seria saudável para o nosso relacionamento ter um tempo pra nós dois antes de chegarem os filhotes e concordamos que três anos seriam suficientes pra isso (porque nós dois queremos ter o primeiro filho antes dos trinta).

Conte um pouco sobre como foi seu casamento:

- Ah, sou suspeita pra falar, né? Mas foi maravilhoso! Casei de manhã, no Sítio Meio do Mato (lugar dos meus sonhos, literalmente!), num lindo dia ensolarado, com cerca de 150 amigos e parentes, do jeito que sempre quis! Tive um noivo extremamente participativo e nos esforçamos pra fazer pessoalmente o máximo que podíamos pra que ficasse tudo a nossa cara – acho que deu certo!

 
Achei demais esses "noivinhos"!



Repararam nas "daminhas"? Usamos praticamente o mesmo vestido, mudando apenas a parte de cima - referência americana.



Teria alguma coisa que você faria diferente?

- Talvez, se eu fosse analisar todos os mínimos detalhes... Mas no geral e, considerando que trabalhamos com um orçamento razoavelmente apertado, fiz o melhor que pude!

Alguma coisa que você indica para quem está casando agora?

- Sugiro aos que podem que planejem tudo com alguma antecedência, assim os pagamentos são facilitados, pois podem ser divididos em parcelas menores e é mais fácil que os fornecedores tenham a sua data disponível. Entre os fornecedores que trabalham conosco, indicaria de olhos fechados nosso fotógrafo Stefano Aguiar , que além de ser uma pessoa maravilhosa, apoiou todas as nossas idéias e fez um excelente trabalho! O Sítio Meio do Mato e toda a equipe também foram absolutamente fantásticos durante todos os preparativos e no grande dia! Mas, no final das contas, acho que o mais importante mesmo é lembrar que a gente deve curtir muito todo o processo, desde as idéias que surgem, pedidos de orçamentos, as provas, degustações e tudo o mais que envolve essa fase dos preparativos. Porque o que fica pra sempre não é só o que vivemos no dia do casamento, mas todos os momentos que nos levaram até lá! ;)







 




Algumas fotos do chá de panela da Esther, tudo feito com muito carinho por ela, seus irmãos e amigos, dá para acreditar????



 



Qual presente de casamento que você mais usa/ gostou de ganhar?

- Difícil essa! Não sei mesmo... Gostei demais de tudo que ganhei e acho que cada coisa tem a sua importância e o seu lugar especial aqui em casa!

Como foi montar a casa de vocês?

- Optamos por morar de aluguel agora no começo, e o apartamento é pequeno. Como sempre morei em casas/ apartamentos maiores por conta da minha família grande (tenho 10 irmãos!), no início achei que ficaria muito apertadinho, então fizemos tipo uma “planta” do apartamento. Medimos todos os cômodos, o pé direito, tamanho das portas e janelas e a partir daí escolhemos todos os móveis e eletrodomésticos (levava a planta toda vez que ia escolher algum desses itens para a casa). Desse modo conseguimos aproveitar melhor o espaço que temos sem ter que comprar tudo pequenininho... Também pesquisamos muito na internet pra comparar preços e conseguimos os melhores resultados gastando menos! Fomos comprando aos poucos pra não pesar muito o bolso e pra não termos que abrir mão da qualidade em alguns itens mais "carinhos". Nossa cama, por exemplo, compramos cerca de um ano antes do casamento.

Qual é o cantinho dela que você mais gosta?

- Nosso quarto, com certeza! Acho que é o ambiente mais espaçoso da casa. Talvez por isso (além do fato de ser o mais aconchegante) seja meu ambiente preferido.

Você já tinha alguma experiência com casa?

- Sim. Sendo a irmã mais velha na minha casa, sempre ajudei meus pais a cuidar da casa, dos irmãos etc. Passar a ser a responsável pelo lar agora não foi uma adaptação difícil, pelo contrário, agora é mais divertido e gostoso porque posso fazer tudo de acordo com o meu gosto pessoal.


Esther e seus irmãos no dia de seu casamento - amooooo essa foto!




O que você mais gosta de fazer dentro das "tarefas do lar" e o que você mais odeia?

- Adoro cozinhar, organizar e (pasmem!) varrer! Confesso que preferiria não ter que passar roupa nem lavar a louça...

Tem alguma rotina diária?

- Mais ou menos. Como ainda estou na faculdade, cada dia tenho compromissos e horários diferentes a cumprir. Acho que acabo fazendo basicamente as mesmas coisas todos os dias (cozinhar, arrumar a casa, lavar a louça etc.), mas não as faço em uma ordem específica.

Algum segredo de beleza?

- Não... Nunca fui muito “vaidosa” nesse sentido. Ultimamente tenho me esforçado pra melhorar nessa questão.

Por fim, se pudesse dar um conselho para quem está começando sua vida longe dos pais/casada, qual seria?

- A nossa responsabilidade no lar não é nada fácil e por vezes pode ser bastante estressante, mas acho que se conseguirmos levar com leveza e curtir as pequenas coisas no nosso dia-a-dia, tudo o que há de cansativo e desgastante parece insignificante diante do prazer de poder ter e cuidar do nosso próprio cantinho, ainda mais se for junto da pessoa que amamos! ;)
Ah! E não perca a oportunidade de trocar experiências com os seus amigos que estão na mesma situação que você! Sempre podemos contribuir com algumas dicas e aprender outras que facilitam a nossa vida e práticas domésticas!

Esther, amei cada uma das suas respostas! Seu casamento foi/é lindo/ emocionante e sou muito orgulhosa de ser sua madrinha! 
Gostaram??
Beijo, beijo
Luiza

24 outubro, 2011

Aprendendo o trivial

Vc sabe fazer aquele arroz soltinho e aquele feijão bem temperado?
Fuxicando com as amigas, descobri que muitas não estão satisfeitas com o seu arroz e muito menos com o seu feijão. Então, saiba os segredinhos para não errar no trivial.


Arroz:
2 xícaras (chá) de arroz branco
6 xícaras de água 
1 colher (chá) de sal
2 dentes de alho
1 colher (sobremesa) de óleo

Modo de preparo: 

1.  lave abundantemente o arroz em água corrente, até que a água pare de sair esbranquiçada. Aproveite para retirar do arroz pedrinhas, grãos escuros ou com casca. Deixe escorrer o máximo de água possível.
2. Passe o alho pelo espremedor. 
3. Escolha uma panela grande; coloque nela o óleo e o alho picado e leve ao fogo.
4. Não deixe o alho queimar. Assim que começar a ficar "bronzeado", junte o arroz lavado e escorrido e misture bem. 
5. Deixe refogar por um  minuto, acrescente o sal mexendo sempre.
6. Coloque a quantidade de água indicada.
7. Coloque o fogo médio e deixe a tampa da panela entre -aberta.
8. Vigie o arroz, quando perceber umas bolhinhas de água, coloque o fogo baixo e tampe a panela totalmente.



Feijão:
2 xícaras de feijão
1 cebola picada

2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal
Dica: Co zinhar o feijão com um pedaço de bancon, carne seca ou linguiça dará outro gostinho especial.

Modo de Preparo:
1. Separe a quantidade a ser preparada, coloque numa bacia e retire os grãos ruins e pedrinhas. Lave em água corrente.
2. A maneira mais rápida de cozinhar o feijão é na panela de pressão. Neste caso,  coloque os grãos lavados e 4 vezes essa quantidade de água. Neste momento se desejar pode colocar a carne seca (por exemplo). Ainda não tempere som sal. Tampe a panela e leve ao fogo.
3. Conte 40 minutos a partir da ebulição, ou seja, a partir do momento em que a panela começar a "apitar". Teminado esse tempo, retire a panela de pressão do fogo, leve até a pia e resfrie sob o jato de água acorrente até que o vapor pare de sair pela válvula.
4. Retire a tampa e verifique se todos os feijões estão cozidos. Se ainda estiverem duros, junte mais água, se necessário, tampe e leve ao fogo novamente por mais alguns minutos. O tempo de cozimento depende da qualidade do feijão.
5. Para temperar o feijão: Faça um refogado em uma segunda panela com a cebola e o alho em 1 colher (sopa) de óleo. Junte o feijão cozido, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos. Para um tempero mais incrementado você pode acrescentar  bacon ou paio e a 2 folhas de louro.

OBS: Na panela normal o feijão demorará 2 horas para cozinhar, use o fogo baixo e tampe a panela totalmente, vigie, com um garfo veja se o grão está macio, rompendo facilmente.

Essa receita é ideal para 4 pessoas.

Beijos, Thi =)

Plantinhas na Casinha - Parte 1

Queridas(os) leitoras(es),
Atendendo a pedidos, hoje vamos falar sobre plantas em interiores. Esse assunto é razoavelmente extenso, portanto provavelmente teremos que abordá-lo em mais de um post.
É importante destacar que não sou floricultora, muito menos especialista no assunto, apenas uma apreciadora das plantas. Tudo o que escrevo aqui é fruto de pesquisas e alguma (pouca) experiência própria. O ideal é mesmo consultar o floricultor e tirar todas as suas dúvidas quanto aos cuidados específicos para cada espécie na hora de comprar as suas plantas. Isso dito, vamos começar!

Tenho certeza de que todos concordam que plantas trazem bem-estar e sofisticação a nossos ambientes internos. As pequenas dão cor e vida a mesas, estantes e janelas, enquanto as maiores suavizam e complementam a mobília. Como parte da decoração de interiores, as plantas ajudam a criar uma sensação de arejamento, frescor e espaço.

Porém, há uma série de questões que devem ser consideradas na hora de comprar e trazer uma planta pra dentro de casa/apartamento. Entre elas a iluminação e o espaço que a sua plantinha terá para crescer. O ideal é sempre escolher um lugar com boa claridade e longe de aparelhos de ar-condicionado (o uso de ar-condicionado deixa o ambiente mais seco, o que não é bom para plantas). A largura, altura e tamanho das raízes também devem ser observados para que a espécie caiba dentro do vaso e não se sinta sufocada. Para as plantas grandes, é necessário ter vasos com boa drenagem, feita coma argila expandida no fundo e manta de bidim sobre a argila. Outro cuidado é irrigar periodicamente com pouca água, já que elas não recebem sol direto e estão abrigadas do vento.
A luminosidade é o fator mais crítico na escolha de uma planta. Só quando a planta tiver a luminosidade ideal para ela, dará o melhor de si. O mesmo ambiente possui diferentes luminosidades, de acordo com a distância às janelas. Se você tiver uma varandinha, melhor. Plantas com necessidade alta de luz geralmente preferem um pouco de luz direta no decorrer do dia. Plantas de necessidade baixa, geralmente preferem a luz difusa, mais distante das janelas.
Descobri hoje que as plantas de folhagem mais escura suportam bem a falta de sol e, por isso, devemos até evitar a luz direta nelas. Boa opção para ambientes com menos claridade! As plantas para sombra ou meia-sombra transitam bem por toda a casa e podem alegrar nossas salas e varandas.
Aqui estão algumas das plantas de chão mais indicadas para interiores:

Palmeira Chamaedorea
Pata de Elefante
Ráfis
Zamioculca
Licuala
Pleomele

Pacová
Filodendro
Comigo-ninguém-pode
Dracena Marginata "Tricolor"














Também queria mostrar as lindas Árvore da Felicidade, Ficus e Lírio-da-paz, mas não consegui fazer o upload correto das imagens...

Bem, por hoje é só! Espero que as informações tenham contribuído e ajudado a tirar algumas dúvidas. Na parte 2 falo sobre as plantas pequenas/de mesa (folhagens e flores).

Beijos,

21 outubro, 2011

"Roubando" dos nossos babies (ou não...)

Não sei quantas leitoras nossas são mamães, se forem, o post de hoje é perfeito pra vocês! Não é o seu caso? Não sou também, mas tudo que vou falar aqui uso e abuso!
A dica é de beleza, sexta, né? Ficando mais bonita usando produtos para bebê!
Os que eu indico:
1- Shampoo Johnson's amarelo.
Já falei dele aqui como uma excelente limpador para pincéis de maquiagem, mas sua função para nós não pára por aí. Ele serve como um excelente demaquilante para as áreas dos olhos ( chega de lágrimas!), além de ser indicado para tratar ou prevenir a blefarite, tipo uma "caspinha" nos cílios que podem irritar os olhos.

2- Oléo Johnson's Rosa
Uso como oléo removedor de cera pós- depilação e também para remover rímel à prova d`água.  Pode ser usado também como hidratante pós- banho.


3- Óleo Johnson's de Amêndoas
O cheiro é maravilhosoooooo! Ele é o meu escolhido para passar depois do banho quando a pele ainda está úmida. Não subistitui o hidratante mas é uma mão na roda quando estamos com pressa, preguiça....


4- Bepanthol creme
O melhor hidratante labial ever! Passo uma camada bem generosa antes de dormir, garantia de lábios macios, macios. O único problema é que não te deixa muito bonita ficar com a boca toda branca, né? A dica é esperar o maridón dormir e aí se lambuzar! hahahaha


5- Hidratante Johnson's Hora do Sono
Cheiro maravilhoso também, ideal para passar depois daquele banho pra deitar na cama, sabe?


6- Lavanda Johnson's
Um clássico! Super refrescante e nem um pouco enjoativo, só não tem uma boa fixação...


7- Sabonete glicerinado da Granado
Super indicado para quem tem muita alergia na pele ( dermatite atópica), a glicerina forma uma barreira protetora na pele contra o ressecamento.

Gostaram da dica? Tudo baratinho!

Beijo, beijo
Luiza